A busca por atenção na internet

Olá pessoas, como vocês estão?

Vocês também tem aquela sensação de que hoje na internet tudo parece que é feito para chamar atenção?  Atualmente parece que perdemos aquela vontade que tínhamos de criar algo para se conectar com as pessoas que buscavam os mesmos assuntos, agora tudo está configurado para apenas alimentar o algoritmo, viralizar e tentar fazer dinheiro da forma mais rápida possível.

Photo by Barefoot Communications on Unsplash

Com a quantidade de conteúdo que mais parece um copia e cola, fica nítido que a grande maioria das pessoas perdeu a criatividade para se expressar na internet. Hoje as coisas não são mais criadas para compartilhar a sua paixão sobre algo ou tentar encontrar uma comunidade que compartilhe dos mesmos hobbies que você, agora parece que tudo é sobre tentar virar um hit em busca de ser famoso do dia para noite.

A minha sensação é que não há uma dedicação em criar algo único e seu, o foco agora é ver o que está dando certo e começar a repetir aquele mesmo formato. As redes sociais são iguais, com ferramentas iguais e buscando coisas iguais (à nossa atenção). Os formatos de conteúdo sofrem da mesma situação, se alguém surge com um formato novo, os usuários ao verem que aquele formato deu certo começam a repetir ele massivamente, vide dancinhas no Tik Tok ou lives de NPC (isso é só um dos exemplos).

A gente pode expandir isso para várias coisas, quantas vezes você já viu um perfil no Instagram em que a pessoa ao tirar a foto tá sempre de lado? 

O algoritmo e até o sistema em que vivemos mata a nossa criatividade, nós não temos mais tempo para explorá-la porque estamos o todo tempo trabalhando, cansados e distraídos buscando aquela dose pequena de dopamina no fim do dia.

Gif retirado do Pinterest

Eu não estou fora disso, tudo que eu faço é um formato de algo que já existiu ou existe, o meu canal de vlog seguia um formato já bem batido no Youtube, o meu blog segue um formato, o meu canal de gameplay segue um formato e isso tudo acontece porque eu não tenho tempo o suficiente para me dedicar a isso sem negligenciar alguma parte da minha vida para me dedicar a internet. Até porque eu gosto de criar coisas e compartilhar com quem estiver a fim de dedicar um pouquinho do seu tempo para ler ou assistir o que "crio".

Contudo, acredito que uma nova onda está vindo para internet que era algo que eu já tinha perecebido lá em 2019 quando eu havia criado o meu canal, que é o quanto muitas pessoas estão começando a se sentir extremamente cansadas desses conteúdos formatados e sem uma sinceridade por trás.

Muito de nós queremos ver gente como a gente, tentando sobreviver nesse mundo caótico e cruel, compartilhando suas experiências, medos, visão de mundo e até angústias, pois isso é o que nos fazer ser humano, nos conectar como espécie.

Portanto, mesmo que os meus textos tenham seus problemas de escrita ou que eu sempre olhe com um olhar bem crítico, eu ao menos tento ser sincero através deles, porque eu sinto que falta um pouco disso na internet hoje, de menos formato em busca de chamar atenção e viralizar, mais sobre ser sincero com o que você está criando.

Entretanto, até no conteúdo sincero há o seu problema, pois assim como qualquer coisa na internet hoje em dia, quando o formato se mostra popular e criativo por si só, esse mesmo formato acaba meio que indo para o ralo, pois os criadores (isso em qualquer escala) pegam aquele que era para ser um conteúdo totalmente sincero e autêntico, e o espremem até não sobrar mais nada.

Ou seja, aquilo que era para ser algo extremamente autêntico e criativo, perde o seu valor em uma semana com a avalanche de novos conteúdos seguindo o mesmo formatinho e fazendo com que o mesmo se perca na vastidão de cópias ruins que vão surgindo posteriormente.

Gif retirado do Imgur

Isso para mim ficou muito evidente quando a Camila Busato fez o vídeo dela de forma totalmente despretenciosa falando que ela tinha alcançado os 30 anos e se sentia uma total fracassada. Ali era um relato de uma mulher lidando com todos os sentimentos dela e colocando para fora, era ela achando uma maneira de compartilhar tudo aquilo que a incomodava, de falar da pressão que é chegar nos 30 e ver que nada daquilo que ela projetava para a sua vida se concretizou.

Esse vídeo, foi um suspiro de volta a origens do Youtube na época em que as pessoas basicamente apenas compartilhavam suas opiniões sobre o mundo de forma mais leve, que a preocupação não era sobre como aquele conteúdo iria performar no algoritmo e sim apenas liberar aquilo que estava dentro de você.

Então é isso meus caros leitores, acredito que a questão é que muitas vezes não é sobre o formato em si, mas sobre a sinceridade em que aquilo foi criado e espero que algum dia a gente possa novamente ver usuários criando coisasvoltadas para usuários e não para algo vazio como a fama.

_______________

Não se esqueça de clicar em seguir no blog ali no canto superior esquerdo para receber os futuros posts e me ajudar a atingir mais leitores.  Obrigado e te vejo na próxima :)

Comentários

  1. Eu me sinto exatamente como você descreveu. Cada um dos questionamentos são iguais kkkk! A impressão que tenho é que a grande maioria das pessoas quer ser tornar influenciador/criador de conteúdo porque é um mercado "fácil" (mas a gente sabe que não) e isso acaba impactando nos dois pontos que fazem alguém interessante: sinceridade e autenticidade.
    É por isso que estamos cada vez mais cansados!
    Beijo enorme ♥️ | Quase Aurora

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O super estímulo das redes sociais estão me deixando cansado

O coach tem que acabar! Um post para você que acha que não gosta de estudar