O super estímulo das redes sociais estão me deixando cansado

Olá pessoas, como vocês estão?

Ultimamente eu percebo como as redes sociais (incluso o Youtube) afetam o meu comportamento, de parecer que depois de 1 hora consumindo conteúdo parece que o meu cérebro esta totalmente cansado devido a quantidade de informação recebida por um tempo curto.

Photo by José Martín Ramírez Carrasco on Unsplash

O avanço da tecnologia nos trouxe muitas facilidades no dia a dia no qual eu não consigo viver sem, mas ao mesmo tempo é como se o excesso de conteúdo fizesse com que a minha mente se tornasse ainda mais cansada e exausta. 

Eu estou ligado a todo momento, se não estou pulando de um vídeo para o outro, eu estou no Instagram, ou jogando, ou lendo alguma coisa. Basicamente, eu não estou dando o tempo de ócio para a minha mente que tanto precisa de um descanso, logo é como se ela estivesse o tempo todo super estimulada e ao mesmo tempo cansada ao encarar uma enxurrada de informação que muitas vezes nem serão lembradas no outro dia.

Inclusive, nas minhas férias em que eu estava basicamente sem fazer nada o dia inteiro, eu sentia esse cansaço após passar horas na frente do computador procurando vídeos aleatórios para assistir, mesmo eu abrindo uma exceção e voltando para o vício, eu senti que estava perdendo tempo e me cansando ao assistir aquela quantidade de vídeos sem sentido. O problema em si para mim não seria consumir outros tipos de mídias em si como filmes, livros e jogos, mas ficar trancado nesses sites que sequestram a minha mente e a cansam sem eu ao menos perceber.

Após notar que esse hiper estímulo estava deteriorando a minha mente novamente e que ao abrir a exceção fez com que eu começasse a me corroer por dentro através dos meus pensamentos, eu tive que tomar algumas decisões para que houvesse um descanso.

Primeiramente que escrever aqui no blog fez com que a minha mente se acalmasse, não há nenhum tipo de super estímulo ao encarar essa página em branco e começar a digitar uma quantidade absurda de palavras que apenas vão surgindo sem cessar através da minha mente, não há distração, é apenas eu, meus pensamentos e o teclado.

Segundo, que optei por ir atrás novamente de hobbies que não envolvam eu ficar na frente de um computador, até porque eu já fico na frente dele o dia inteiro trabalhando e portanto dar uma trégua para a minha mente parece ser a melhor forma de acalmar as coisas que estão aqui dentro. Eu sempre gostei de arte voltada para desenhos e pinturas, mas diferente de minhas irmãs eu nunca tive essa facilidade comigo e portanto comprar um livro de colorir e pintar sem nenhuma pressão de ficar bonito me ajuda demais, é como se apenas eu estivesse liberado o artista frustrado dentro de mim.

Terceiro, ler é uma ótima opção também, eu geralmente prefiro pegar o livro físico para evitar telas e focar em apenas ler, sem distrações de aplicativos ou notificações, apenas deixo que as palavras, os personagens fluem através de mim e me façam ficar imerso na história.

Quarto e último é sobre tocar um instrumento, eu confesso que ando deixando esse hobbie de lado faz uns 2 meses, mas ainda assim é uma ótima forma de fazer com que a cabeça apenas se concentre no momento presente sem a pressão de ter que ser perfeito, é apenas eu e as notas do teclado soando no meu ouvido.

Ultimamente eu ando percebendo que muita gente se encontra super cansado pelo o estímulo das redes e que ao mesmo tempo estamos começando a cogitar sobre retroceder em algumas coisas, largar o celular/computador e tentar estar mais no presente e real do que no virtual, pois o virtual acaba sendo uma coisa ilusória que nos consome e distorce a realidade através de suas vitrines mentirosas feitas para performar um eu que não é real.

Espero que a gente aprenda a retroceder um pouco, a viver de forma mais desacelerada e a apreciar o presente sem a pressão de que tudo precisa ser para ontem, afinal do que adianta correr numa corrida sem linha de chegada?
_______________

Não se esqueça de clicar em seguir no blog ali no canto superior esquerdo para receber os futuros posts e me ajudar a atingir mais leitores.  Obrigado e te vejo na próxima :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A busca por atenção na internet

O coach tem que acabar! Um post para você que acha que não gosta de estudar