Falar sobre sentimentos não te faz ser depressivo

Olá pessoas, como vocês estão?

Estava escrevendo no meu diário sobre algumas coisas até que me deparei com a lembrança de algumas pessoas postando comentários nos meus vídeos do canal dizendo que eu provavelmente estava com depressão por estar falando sobre as minhas angústias e tentando lidar com os sentimentos os expondo no Youtube. Portanto eu quis falar um pouco sobre isso hoje, pois eu sei que há pessoas com a mesma dúvida que eu tive quando comecei a me expor.

Foto de Nik na Unsplash

Com o passar dos anos essa vontade de falar sobre experiências de vida como dúvidas, certezas, medos, angústias e afins foram se aguçando dentro de mim, fazer isso aqui que é expressar as minhas ideias para quem tiver a vontade de ler sempre me trouxe um certo tipo de hiperfoco, eu adoro falar sobre experiências e como lidar com os sentimentos.

Mas com o tempo alguns comentários começaram chegar até mim, seja pelos vídeos que estava postando na época, ou em alguma conversa nesses apps de relacionamentos em que a pessoa disse que não sairia comigo por parecer que eu tinha depressão.

Pois bem, por eu ser um cara que em determinadas áreas da vida sempre estou a procura de algumas resposta e devido algumas coisas terem acontecido comigo, eu achei que seria bem justo eu ir atrás de um psiquiatra para saber se estava tudo bem comigo, se realmente falar sobre sentimentos e afins eram características de alguém depressivo, e a resposta basicamente foi "Mergulhar nos seus sentimentos para tentar compreendê-los não te faz um homem depressivo, isso te faz humano". 

Caramba doutor! Eu não estava esperando essa filosofia assim na minha cara. Dammit!

Inclusive a minha consulta com ele durou quase duas horas, fiz alguns exames e ele explicou que estava tudo bem comigo e que escrever um diário ou espalhar as minhas análises sobre eu mesmo diante do mundo era uma boa forma de externalizar certas angústias e encontrar respostas.

Portanto, isso foi um bom incentivo para continuar o que já faço de forma bem amadora, inclusive me trás um alerta sobre o quanto de pessoas não falam sobre o que estão sentindo e como muitas delas evitam falar sobre isso, o que origina bastante gente não muito bem das ideias por aí.

Ao mesmo tempo eu sei a quantidade de gente que procura conteúdo voltado para isso, se você for ver no Youtube tem muitos vídeos falando sobre as vivências da vida adulta com muitas visualizações, pois a gente geralmente procura algum tipo de conteúdo que gera identificação. É como se precisássemos de outras pessoas reportando sobre assuntos semelhantes para não nos sentirmos um estranho no ninho.

Falar sobre sentimentos é importante, geralmente você encontra respostas muito bem elaboradas que você está precisando e às vezes você perde um pouco mais de tempo tentando compreender aquilo que está passando na sua cabeça.

Por fim, nesse post só quero dizer que está tudo bem você ser um pouco "melancólico", não deixe que assuntos externos apaguem essa sua característica e pode ter certeza que você está sendo muito mais evoluído por estar tentando encontrar respostas, mesmo que elas sejam difíceis de serem encontradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O super estímulo das redes sociais estão me deixando cansado

A busca por atenção na internet

O coach tem que acabar! Um post para você que acha que não gosta de estudar