Eu estou cansado

 Olá pessoas, como vocês estão?

Não é de hoje que eu estou imerso em cansaço, em que parece que tudo o que eu faço se resume em trabalhar. Em que até nas horas lazer o meu cérebro está lá me questionando o motivo de eu não estar fazendo algo que seja produtivo.

Foto de l ch na Unsplash

Com essa onda de Coach e neoliberalismo assolando esse país, muitos de nós acabamos sentindo muito forte a pressão de ter que dar certo em algum nível no menor tempo possível, e inclusive essa pressão ganha um proporção ainda maior quando você está como eu, sem formação alguma, sem ideia de para onde está indo e na beirinha dos 30 anos. Nessa (e em outras horas) que as cobranças externas começam a surgir de forma sutil, com perguntas bem meticulosas como: Você ainda está naquele emprego? Não pensa em casar? Você não tem vontade de fazer uma faculdade? Já pensou em concurso público? E o inglês, já terminou? Vai morar fora?

Isso muitas vezes pode ser respondido com um não, ou com um comentário qualquer para dar aquela desconversada e sair daquele interrogatório particular que você não pediu para estar, no entanto a dor da pressão que aquelas perguntas causam ficam ali no nosso subconsciente, rodando a nossa cabeça, preparando uma armadilha mental para cairmos assim que falharmos em qualquer situação.

Além disso, a minha geração percebe a grande falta de uma perspectiva de futuro, é como se agora precisássemos fazer o triplo para conseguir um pouquinho de conforto. Agora não basta só falar em inglês, você precisa de um francês e mandarim para ser diferente. Quê? Comprar uma casa? Meu filho, você já tem que contar o seu dinheiro para tentar não gastar mais de R$100,00 numa ida ao mercado sendo que você mora sozinho e não tem dependentes. 

E assim que vai se seguindo nesse ciclo que não parece ter fim, trabalhar num emprego que suga até a alma a ponto de chegar no fim do expediente e você apenas querer dormir por estar cansado demais. A busca por tentar evoluir profissionalmente se torna maçante e muitas vezes mal aproveitada, afinal como é que um cérebro cansado vai armazenar algum tipo de conhecimento?

Portanto aqui estou eu, cansado, cansado por estar trabalhando em um local que não me traz nenhuma felicidade, mas que pagas as contas. Cansado de trabalhar tanto para não ser valorizado. Cansado por ter um trabalho que me suga tanto que no fim do dia não tenho forças para estudar, ou fazer qualquer outra atividade que envolva a minha evolução profissional.

Cansado... Cansado de estar cansado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O super estímulo das redes sociais estão me deixando cansado

A busca por atenção na internet

O coach tem que acabar! Um post para você que acha que não gosta de estudar