As Redes Sociais estão sequestrando a sua mente

Olá pessoas, como vocês estão?

No fim de 2024 eu finalmente havia confessado a mim mesmo de que eu estava viciado em redes sociais, principalmente o Youtube no qual eu passava horas assistindo coisas sem sentido, apenas rolando o feed de sugestões buscando me entorpecer cada vez mais pela busca de vídeos que não acrescentariam muita coisa na minha vida.

Photo by dole777 on Unsplash

Assumir que você tem um vício geralmente é um processo doloroso, você não quer confessar para si mesmo de que talvez você esteja exagerando no consumo de algo, principalmente quando ele trás algum tipo de conforto para nos tirar um pouco dessa realidade maçante e cruel. Está tudo bem querer um pouco de entretenimento para tirar o stress do dia, mas cuidado para que isso não se vire contra você.

Eu comecei a me dar conta do quanto eu estava viciado quando os afazeres do dia a dia se tornavam realmente entediante a ponto de eu querer fazer tudo da forma mais rápida possível para poder voltar correndo para o Youtube e me encher de dopamina com os vídeos. Até para estudar eu comecei criar estratégias para terminar o mais rápido possível, fingindo que eu estava estudando ao invés de focar realmente naquilo que eu precisava aprender, acabou que o estudo se tornou uma obrigação e não um meio divertido para alcançar os meus objetivos.

O mais curioso é que muitas vezes nós não percebemos que estamos dentro do vício, é algo que apenas vai acontecendo e vamos levando com a barriga, ou quando percebemos criamos desculpas para alimentá-lo ainda mais: Eu só vou assistir mais um vídeo porque é entretenimento e eu mereço já que trabalhei o dia inteiro; É só mais um vídeo e depois eu acabo; O vídeo é inglês e então vai me ajudar a praticar a escuta.

A quantidade de desculpas é infinita, portanto escolha a sua desculpa favorita e se aconchegue, pois nós vamos sequestrar o seu cérebro.

Gif retirado do Giphy

Que as redes sociais utilizam de ferramentas para nos manter preso dentro delas por uma boa parte do tempo todo mundo já sabe, inclusive eu mesmo acredito que perdia umas 4 horas toda noite apenas buscando vídeos sobre determinados temas e de vez enquando eu caia em assuntos específicos durante as minhas buscas, era de conteúdo sobre o Playstation para pessoas relatando os seus vícios em jogo de bet e suas consequências.

Uma coisa que eu percebi no Instagram foi o recurso de sugestões, depois de meses utilizando esse recurso que parece já vir ativo por padrão, eu comecei a observar que as pessoas que eu seguia não estavam mais sendo recomendadas para mim, as tirinhas, as obras de arte de que eu tanto gostava não apareciam mais e somente depois de meses de uso que eu me dei conta que aquelas sugestões estavam fazendo a mesma coisa que o Youtube, me sugerindo vários posts com base no meu gosto para me manter preso lá sem eu nem perceber do motivo de eu estar lá, eu estava preso e tinha até consentindo com eles para me deixar naquele loop.

Além de que a sensação de ficar nesses redes sociais é agridoce, você se sente dopaminado em receber um conteúdo que condiz com aquilo que você quer, de visualizar aquela mensagem, aquele vídeo que trás aquela sensação de gostosinho no seu cérebro, mas ao mesmo tempo é como se houvesse um revés, aquela sensação gostosinha é transformada em angústia, você está aproveitando aquele momento, mas é como se de alguma forma você sentisse que tem algo de errado, que aquilo não é normal, mas por não estar consciente do que é você apenas continua e depois de horas de consumo quando você desliga vem aquela sensação angustiante de que você apenas perdeu tempo na sua vida.

Portanto, o que podemos fazer?

Gif retirado do Pinterest

Primeiramente eu tenho que informar que isso não é uma fórmula, o que funciona para mim não necessariamente vai funcionar para você, portanto o que posso indicar para você é ir tentando até achar aquilo que faça sentido e converse com o seu dia a dia, não há um passe mágico que vá te ajudar da noite para o dia a sair desse vício.

Eu vou começar pelo Instagram por ser a rede social que eu menos uso, ele começou como uma ideia interessante e foi se perdendo pelo caminho, portanto para mim ele é um dos menos atrativos hoje em dia. Por ser uma rede que eu quase não acesso eu o restringi a usá-lo apenas em um horário específico do dia, mas sem restrição para postar. Por exemplo, no meu trabalho a tarde eu tenho um intervalo de 15 minutos, portanto eu o uso somente nesses 15 minutos do meu dia, há algumas pessoas que restrigem para outras finalidades como para quando for no banheiro ou algo assim. Além disso, por ser uma rede que eu não posto tanto, eu não tenho restrição de horário para postar algo, ou seja, se eu ver algo legal que eu registrei e quero postar no stories, eu vou lá e simplesmente posto. 

Por fim desative a opção de sugestões do Instagram, eu descobri que se eu apenas restringir o meu uso de forma radical não funciona, eu preciso achar mecanismos que façam com que o uso da rede social se torne entediante e assim eu econimize energia para focar em outras coisas mais importantes da minha vida e restringir a sugestões é um modo que encontrei de fazer isso.

Agora o Youtube eu tive que ser um pouco mais drástico, eu tentei algumas coisas que não deram muito certo como a extensão do Productivity Owl  em que basicamente é uma extensão que você define um tempo limite que você pode gastar em um website e assim que esse tempo esgota, a corujinha sai do seu navegador, vai lá e fecha a página sem que você possa entrar novamente. Eu até tentei usar, mas muitas vezes ela fechava no meio do vídeo e eu ficava irritado porque o tempo acabava, portanto eu só ia lá e desativava a extensão e voltava para o meu vício.

Então, pesquisando no Youtube gringo alguma forma de parar com esse vício eu descobri a extensão Untrap for Youtube que consiste em bloquear somente aquilo que você quer bloquear, lembra que eu falei que é mais eficaz fazer com que o vício se torne entediante ao invés de cortar ele direto? Pois é, essa extensão faz isso, ela é fácil de usar e me permitiu remover todas as sugestões da página inicial e também as sugestões no lado direito do vídeo, ou seja, eu só consigo ver os vídeos da minha barra de inscrição e ao abrir um vídeo em si, eu só consigo ver ele e os comentários.

Isso me ajudou demais, pois muitas vezes eu entro na barra de inscrição e não tem um vídeo que eu ache interessante de assistir e portanto eu só fecho o navegador e vou em busca de fazer outra coisa, parece bobo, mas é uma extensão que me ajudou demais e portanto recomendo você a testar.

Por último, para encerrar esse post eu vou compartilhar algo que eu faço, mas que você não precisa ser tão direto assim que é o uso de um celular velho. Eu usei dessa artimanha principalmente depois que eu fui assaltado e levaram o meu celular que nem era tão bom assim, portanto eu uso um Android mais antigo que não é poderoso o suficiente para gravar vídeos para o Instagram, mas não tão fraco que não abra o aplicativo. Muitas vezes esse impeditivo ajuda com que eu não passe tanto tempo no celular já que tudo nele demora para carregar, exceto os mais básicos como Uber, aplicativo do banco e Whatsapp, mas de resto é um pouco mais demorado e com isso eu não vejo o motivo de usá-lo frequentemente.

Essas são as minhas experiências e dicas, não sei se vão funcionar para você, mas testa! É melhor testar e procurar alternativas do que sucumbir ao vício do algoritmo.

_______________

Não se esqueça de clicar em seguir no blog ali no canto superior esquerdo para receber os futuros posts e me ajudar a atingir mais leitores.  Obrigado e te vejo na próxima :)

Comentários

  1. Acredito fielmente que a grande maioria das pessoas são viciadas em redes sociais, poucas são as que tem uma relação saudável com elas. É muito fácil ficar no looping de sair de uma rede para ver as atualizações de outra e assim ir pulando de app em app repetindo os mesmos, afinal de contas, já se passaram uma hora desde que entrei e muita coisa já foi compartilhada!
    Por isso que duas vezes por ano faço um detox de redes sociais. Deslogo no computador e apago os apps no celular. Não me cobro para voltar porque não estou perdendo nada (e eu realmente não tenho fomo kkkk). Me sinto mais leve e quando volto, não fico com a necessidade de consumir "tudo que perdi".
    Gostei de saber dessa extensão para o youtube! Acho que irei usá-la... ótimo post! Amo ler sobre esse assunto. Beijo enorme ♥️ | Quase Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler. Te entendo totalmente, sobre esse detox está sendo acho que a primeira vez que eu estou levando a sério e ao pouquinhos estão conseguindo parar de assistir o Youtube e compreender que não há nada ali que seja extremamente importante e que posso usar essa energia para outras coisas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O super estímulo das redes sociais estão me deixando cansado

A busca por atenção na internet

O coach tem que acabar! Um post para você que acha que não gosta de estudar