Produtividade é a puta que te pariu
Olá pessoas, como vocês estão?
Eu? Eu estou ótimo apesar da minha agressividade no título desse post. Ok, talvez eu esteja um pouco puto de acompanhar durante os anos como as redes sociais foram se distorcendo a ponto de parecer que agora tudo precisa ser produtivo a todo momento.
![]() |
Photo by Tim Gouw on Unsplash |
Eu estou de férias enquanto escrevo esse post e confesso que a autocobrança já veio umas 20 vezes nesses 30 dias para me encher o saco em dizer que eu preciso ser mais produtivo agora que eu tenho muito tempo livre. Mas a verdade é que eu não quero fazer nada, as minhas férias estão sendo basicamente eu me concentrar em não fazer nada de produtivo porque eu preciso descansar, no ano de 2024 muitas coisas aconteceram que sugaram a minha vitalidade, todo dia parecia que eu tinha corrido uma maratona de 10km sem nenhum preparo fisíco e eu já estava de saco cheio de tudo, apenas esperando ansiosamente pelas minhas férias.
Pois bem, elas chegaram e eu pela primeira vez na vida defini que eu não faria nada que exalasse produtividade, sem estudo, sem projeto de verão, sem trabalho extra ou metas para serem batidas. Isso eu só fui ter ciência depois de pegar agora a minha décima primeira férias, pois nas outras eu seguia o mesmo padrão de tentar ser produtivo a todo momento, contudo mudei de ideia nessa e confesso que esse ócio está sendo extremamente bom.
No entanto, ao perambular pelo Instagram assim como no Youtube é bem provável que a gente vai se deparar com "conteúdos" sobre produtividade, de como a gente precisa aproveitar cada minuto para produzir algo já que o tempo é escasso e você precisa alcançar todos os objetivos antes de completar 30 anos senão será tarde demais.
![]() |
Gif retirado do MakeGif |
Quando foi que a gente ficou viciado em tentar ser produtivo a todo momento? Sempre foi assim ou eu era apenas um ignorante que não percebia que isso já acontecia na vida dos adultos? Parece que na internet se você for atrás de um lazer é a mesma coisa que cometer um crime, como assim você está se divertindo enquanto os outros trabalham? Sério, eu já até me senti culpado de poder ir no mercado às 15:00 da tarde enquanto todo o resto do pessoal estava trabalhando.
Mas a maturidade está aí para nos lembrar que férias não é um privilégio e sim um direito garantido por lei para a gente usufruir e desligar um pouco desse mundo corporativo que consome nossa alma aos poucos de forma lenta, saboreando o nosso desespero em achar que não vai dar conta de nada.
Portanto é isso, ainda tenho mais uma semana e meia de férias e vou aproveitá-la para jogar o meu Pokémon Sun, assistir filme ruim, ler Duna e assistir alguns vídeos no Youtube e se alguém estiver achando ruim, um grande FODA-SE para você.
Não se esqueça de clicar em seguir no blog ali no canto superior esquerdo para receber os futuros posts e me ajudar a atingir mais leitores. Obrigado e te vejo na próxima :)
Comentários
Postar um comentário