Se você falhou, o erro é seu

Olá pessoas, como vocês estão?

É perigoso usar do discurso que você pode chegar a qualquer lugar (é só você querer) dentro de um sistema criado para nos ceifar junto com nossos sonhos, pois isso abre um pretexto bem perigoso para alguém em situação precária acreditar que ele não chegou ao sucesso por ser um fracassado.

Foto de Claudia Wolff na Unsplash

Esse pensamento que está fluindo sem parar dentro da minha cabeça surgiu depois que assisti um corte do Podpah com o Dexter em que eles falavam muito sobre como o discurso Favela Venceu é perigoso, e inclusive eu não vou seguir nesse raciocínio, pois acredito que seria muito apropriação da minha parte de querer de falar de favela quando na verdade eu sou alguém criado no interior de SC com certos "privilégios".

Mas ainda há algumas coisas podem ser dismiuçadas por mim nesse conteúdo, em como é muito perceptível como esse sistema nos culpabiliza a todo momento de forma silenciosa. O mesmo foi desenhado para que cada um fique exatamente no seu quadrado, o pobre fica com os pobres, os classe média com os classe média (e esse inclusive com o ar de parecer rico) e o rico com os ricos.

Portanto, ter sonhos para tentar sair desse contexto, ou executar aquilo que está dentro dos seus valores não é possível, pois você pobre como eu não foi feito para sonhar, você foi feito para trabalhar e enriquecer o seu patrão com o discurso de que o trabalho edifica o homem. Mas até que ponto?
Até o ponto em que você não tem mais serventia, até o ponto de que você pode ser substituído por outro que não irá reclamar e fará qualquer coisa para ter aquele migalha de conforto.

Mas não vamos para o lado comunista da coisa (até porque não sou um), no entanto após assistir esse corte eu fiquei emulando dentro da minha cabeça como seria para um jovem de periferia que tenta ser/seguir os passos do Podpah? Ele provavelmente nem teria condições de começar um podcast e se começar irá levar muitos anos até conseguir uma certa audiência, pois não se trata apenas de ter o equipamento correto, mas sim de estar lugar certo com as pessoas certas. As pessoas que vão te prover esse acesso, que vão te ensinar como se portar diante de uma câmera, como arquitetar o seu fluxo de pensamento para que você não engasgue ou se perca no raciocíneo, que você consiga mostrar o seu ponto, de que você consiga cativar uma audiência.

Para alguém que não tem acesso a tudo isso pode até tentar ir atrás desse sonho, mas muitos vão falhar no meio do caminho por não terem aquilo que é preciso (privilégio e muita, mas muita sorte) e então apenas sobra a frustração.

E é neste exato momento que precisa ser cauteloso, pois é esse sentimento que pode ser muito bem capturado pelos sanguessugas que rondam dentro do sistema: Os Coachs vendedores de curso.
Afinal do que vive um coach senão da frustração das pessoas e o seu último pingo de esperança?

É aqui que surge o alguém que promete mostrar de alguma forma no que você errou, no que você pode melhorar e oferece "gratuitamente" as Master Class de como você pode crescer na vida, ter sucesso para executar aquilo que você precisa. Nesse primeiro contato muitos acabam sendo fisgados pela a possibilidade de dias melhores que aquele conteúdo provém e caem no funil do papinho furado do Coach que promete o sucesso, com a notícia de "Para você ter acesso a todo conteúdo em que eu te mostro o segredo do sucesso, você deverá comprar o meu curso de R$1000 divido em x vezes para os cem primeiros que se inscreverem".

Mas isso não te impede, você teve a sua faísca reascendida depois de assistir a Master Class e portanto você pensa num jeito, seja pegar todas as economias para comprar aquele curso, pedir dinheiro emprestado seja com amigos, família, ou o banco (sendo esse último o pior).

Você faz o curso, tenta executar o que precisa ser executado, falha mais uma vez e chega na mesma conclusão de que não é o sistema que está lhe ceifando e que permitiu que um parasita se alimentasse do seu sonho para viver de forma próspera. Não! Foi você que não seguiu as dicas corretamente e se provou ser um fracassado.

Portanto nos resta apenas cair no mesmo conformismo de sempre, de que o nosso pai estava certo, de que é melhor arranjar um emprego qualquer que pague uma mixaria e se contentar com aquilo que está disponível para você no momento do que tentar de novo se provar mais uma vez o que você sempre foi, um fracasso.

"Se você propera, a vitória também é do sistema que lhe permitiu atingir o sucesso, mas se você falha,  o erro é seu por não ter se esforçado o bastante."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O super estímulo das redes sociais estão me deixando cansado

A busca por atenção na internet

O coach tem que acabar! Um post para você que acha que não gosta de estudar