Seu esquerdista de merda
Olá pessoas, como você estão?
"Esqueci as regras do jogo e não posso mais jogar, veio escrito na embalagem use e saia prá agitar, vou com os outros pro abate o meu dono vai lucrar, seja cedo ou seja tarde quando isso vai mudar?"
![]() |
Photo by Nick Fewings on Unsplash |
Esta foi uma das músicas que me fizeram a começar a questionar muito sobre o mundo e como ele opera, claro que nos auge dos meus 13 anos de idade que foi quando eu ouvi a música pela primeira vez eu não tinha todo o entedimento do que essas letras significavam, contudo a minha intuição sempre foi boa e portanto eu sabia que essa letra estava querendo me mostrar algo.
Por muito tempo eu não entendi o que se tratava esquerda e direita, foi apenas ali em 2020 que comecei a entender que eram polos opostos dentro da esfera política que defendiam coisas diferentes, porém algumas coisas para mim eram padrões que ambos tinham que estar em comum acordo, por exemplo direitos humanos , respeito aos LGBTs+, ser antiracista e etc, porém eu fui percebendo que não era bem isso.
É possível que essa extrema direita maldita tenha deturpado até a própria direita, talvez até eles consentissem com as coisas que relatei acima, mas com a onda de ódio que ganhou força após as eleições de 2018 é possível que isso tenha sido retirado deles... Sei lá. É que na minha concepção, respeitar as pessoas e ser educado era algo padrão que você aprendia em casa, contudo com o tempo eu descobri que esse ensino não era valorizado em todas as casas.
![]() |
Gif retirado do Gifer |
As incongruências dessa sociedade são bem explícitas para mim, ver que há pessoas sem um teto, morrendo por falta de comida e água não é normal, ver uma criança entrando para o crime não é comum, portanto muitas músicas me trouxeram essa reflexão desde pequeno até quando eu não entendia muito o que era política, mas eles estavam lá me ensinando, mostrando que o sistema em que vivemos não era só quebrado, como também quebra muita gente todos os dias.
Esse choque de compreender o mundo através da cultura aconteceu comigo quando eu tinha 12 ou 13 anos, na época eu morava numa cidade bem do interior e os meus pais tinham conseguindo comprar um sofá novo para sala, portanto a minha mãe havia me dado a antiga poltrona para colocar no meu quarto. Nessa poltrona muitas vezes eu sentava, pegava o antigo MP3 que era da minha irmã e começava a escutar músicas e foi nessa época em que eu conheci um grupo de Rap que os meus amigos tanto falavam, esse tal de Racionais MC's.
Aquilo ressoava diferente para mim, porque não era a TV mostrando uma favela e dizendo: Olha essa gentinha pessoal, pobres coitados vivendo na miséria, esses bandidos e arroaçeiros que preferem ficar vivendo essa vidinha... NÃO!Era pessoas soando no meu ouvido gritando aos plenos pulmões as injustiças desse sistema, gritando que eles também são humanos, que eles foram colocados lá porque alguém os colocou lá de forma forçada. Diferente de alguns, a letra para mim não era sobre "Nós somos fodões, cara!', a letra era uma aula de como essa sociedade é doentia e como desde de pequenos somos instruídos a pensar que as pessoas da favela são as erradas e não de quem se beneficia da pobreza delas.
Ao mesmo tempo em que eu ouvia Racionais, outra banda que também me fez refletir muito foi Charlie Brown Jr, e não foram apenas músicas como O Preço que possuem uma mensagem muito forte, mas sim a Errado que Deu Certo, principalmente no verso: "Não busco a perfeição em ninguém, não quero que busquem isso em mim. Eles querem que você se sinta mal, pois assim eles se sentem bem", portanto eu me recordo de pensar: Quem são eles?
Contudo eu confesso que muitas vezes me sinto de mãos atatadas, porque um bando de louco tomou o poder e não me vejo muito representado nos membros que são da esquerda hoje, por isso vem sempre aquela velha sensação de que parece que as vezes é sobre decidir o menos pior para tentar concorrer alguma eleição. Parece que falta um tempero para que a coisa ande. Isso me deixa extremamente apavorado, sobre como muitos loucos ganharam os holofotes e parece que ninguém está vendo, e eu como cidadão me sinto de incapaz em algumas situações por não saber o que fazer. Devo me juntar em alguma organização? Se sim, como eu faço isso? Existe algum tutorial?
Às vezes parece que eu fui o único que absorveu a educação dada pelos meus pais e agora fico aqui vagando de forma entorpecida pelos corredores de uma sociedade hostil.
Não se esqueça de clicar em seguir no blog ali no canto superior esquerdo para receber os futuros posts e me ajudar a atingir mais leitores. Obrigado e te vejo na próxima :)
Comentários
Postar um comentário